Criar uma horta na escola pode ser considerada uma das melhores formas de conhecimento sobre o desenvolvimento das plantas e levar uma mensagem sobre a consciência ambiental e preservação, neste contexto, os alunos aprendem os ritmos da natureza e a respeitá-los, percebem a sazonalidade e a tipologia da terra para o plantio das variedades de plantas e vegetais.

Professora Ana Rita (Língua Portuguesa) e as
primeiras plantas colhidas da horta comunitária

A felicidade da Professora Ana Rita se dá por conta do sucesso do projeto e o envolvimento dos alunos, onde estes trouxeram as sementes e também criaram o comprometimento sobre a manutenção da horta.

Envolvendo os oitavos anos, período da manhã, o projeto tem por objetivo: mostrar ao aluno as formas de plantio consciente e que é possível cultivar alimentos em casa, mesmo em pequenos espaços.



O projeto alinha a forma do trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências, das Professoras Ana Rita e Maria Cecília, tratando temas sobre conscientização, proteção, uso responsável do solo e consumo consciente de alimentos.

São cultivados diferentes tipos de plantas. Em conjunto com a professora da disciplina de Ciências, o projeto da horta eleva o estudo  sobre o tempo de crescimento e desenvolvimento de cada planta, os alunos são os responsáveis pelos relatórios semanais de observação de cada canteiro.

Os canteiros foram organizados por tipos de plantas, distribuídos  na lateral esquerda e direita da quadra. Foram plantados coentro, salsa, cebolinha, repolho, beringela, abóbora italiana e couve.