Tratar o tema suicídio no contexto escolar o tornou importante, devido este estar diretamente ligado à vida do aluno. Infelizmente, alunos e alunas, por conta de problemas emocionais, tendem a guardar o sentimento de angústia e não buscam ajuda e apoio, seja por receio, seja por desinformação.
O setembro amarelo pode ser considerado um mês de quebra de tabus, onde conversar acerca de um tema angustiante e de extremo sofrimento, traz a conscientização sobre como procurar ajuda e assim, coibir esse ato que ceifa a vida e deixa um sentimento de incapacidade dos que estão mais próximos.
Portanto, a E.E Prof. Cyro Barreiros, através da Gestão Escolar, Corpo Docente, Mediação e Grêmio Escolar UCM (Um Cyro Melhor), trabalharam de forma conjunta para tratar o assunto de prevenção ao suicídio e também informar sobre canais de apoio, como o CVV (Centro de Valorização da Vida), que mantém uma linha direta vinte e quatro horas através do número 188, tanto como, apoio psicológico em órgãos públicos municipais.
Durante uma semana, entre os dias 05 a 12 de setembro de 2019, atividades de conscientização e entrega de panfletos informativos distribuídos a todos os alunos, terão como relevância, o entendimento dos sentimentos, na compreensão do aspecto emocional, sem julgamentos, e que podem evidenciar a necessidade individual para a busca de ajuda e também, de apoio, assim sendo, a melhor ação para coibir o suicídio e afagar através do diálogo, aqueles que precisam desta ação.
No dia 10 de setembro de 2019, foram realizadas a distribuição de folhetos informativos, com a participação do Grêmio UCM e também, apoio dos Professores Luiz (Mediador) e Rosângela (Profª Readap.).
Posteriormente, haverá uma palestra sobre depressão em parceria com a UNG/UNIVERITAS, por questão de agendamento, a ação está prevista para o dia 02 de outubro de 2019 e direcionada ao Ensino Médio.