
A coluna Perfil estreia com a entrevista da Profª Claudia, disciplina de Geografia e História, querida pelos alunos por sua dedicação e determinação com a busca de conhecimento através da pesquisa.
Atuando na área da educação desde 1987, mas foi em 1984 suas primeiras interações no âmbito escolar, dentro do curso técnico do Magistério dos Anos Iniciais, despertando sua vocação em lecionar e ingressando na formação Superior e, por conseguinte, diplomada na licenciatura de Geografia e História.Na E.E Prof. Cyro Barreiros, entrou 2001 como Professora de Educação I (PEBI), quando a escola ainda estava voltada para os Anos Iniciais, antigo Ensino Fundamental I (1º ao 4º ano) mas, após as mudanças de demanda, optou em remover o cargo de Professor de Educação Básica II (PEB II – Geografia e História) para a escola Cyro Barreiros, saindo da E.E. Salime Mudeh (onde estava desde 1999) e dedicando profissionalmente a nossa escola desde então.
Desde então, a Profª Cláudia vem atuando em projetos curriculares, em destaque ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), onde o aluno desde o primeiro ano do Ensino Médio inicia a vivência em normas da ABNT e também, em pesquisas de temas da História, compreendendo melhor o uso de fontes de pesquisa, levando a aprendizagem para a vida acadêmica futura.
Em bases teóricas o TCC, em um sentido amplo, é um trabalho relativamente extenso se comparado às pesquisas convencionais, tratando de um texto argumentativo, com uma função informativa, que apresenta e organiza os dados obtidos sobre um determinado tema, de várias fontes, analisados com uma visão crítica.
Neste contexto, Profª Claudia salienta que desde 2012 para cá o trabalho através do TCC, trouxe mais autonomia ao aluno em pesquisar e também adquirir conhecimentos dos conceitos da formatação em padrões da ABNT, para finalizar o aluno apresenta o TCC aos colegas de turma. Os temas do TCC os alunos pesquisam de acordo com o currículo de História de cada ano do Ensino Médio e também alinhados aos temas do ENEM.
Sobre fontes de pesquisas, os alunos exploram fontes seguras na internet, sendo primordial a prática e assim coibir o plágio, podendo ampliar a pesquisa em bibliotecas, conhecendo autores e compreendendo melhor a base de estudo para o tema escolhido.
Além da pesquisa, os alunos contam com o apoio total da Profª Cláudia, que atende a todos diretamente, orientando passo a passo da construção do TCC, analisando o andamento da pesquisa, sanando dúvidas de formatação e ampliando o vocabulário científico através da prática de citações diretas e indiretas tratados nesta modalidade de pesquisa.
De acordo com a Profª Cláudia, o trabalho do TCC na disciplina de história melhorou o ensino, permitindo sair do método antigo de aprendizagem, o aluno está agora um aluno pesquisador, podendo compreender a história e sua utilização desta na atualidade, suas consequências e compreender as evoluções sociais.
O trabalho é reconhecido por seus ex-alunos, por conta de ajudar na progressão da vida acadêmica, em cursos técnicos como Senai (Enfermagem, Hotelaria, entre outros) e na Faculdade.
Por fim, Profª Cláudia conclui que o projeto TCC é importante por ser uma base para que os alunos não chegarem à Faculdade sem este conhecimento.