Aprender a Língua Portuguesa com desafios matemáticos tornam as aulas mais interessantes e produtivas.

Profº Cézar
Formado em Pedagogia e Letras (Português e Inglês), atuando a 25 anos no Ensino Público Estadual e a 12 anos no Sesi Guarulhos, o Profº César trata, no âmbito da sala de aula, a contextualização das ciências exatas com atividades de desafios, realizando demonstração de como a Língua Portuguesa pode transpor o conhecimento matemático no contexto interdisciplinar, aluno passa a perceber que a necessidade de analisar e refletir sobre a resolução do desafio através da leitura.

Mas, o ponto forte de suas aulas estão pelo seu diferencial, além das formações em docência, o Profº César mantém um talento escondido para as ciências exatas, amante do xadrez e assuntos relacionados com o pensamento lógico matemático, em suas aulas lança desafios matemáticos aos alunos, como forma de explorar a compreensão da língua escrita para a resolução destes e fazendo com que aprendam a analisar sistematicamente os textos dos desafios.

Desta forma, é possível observar em seu trabalho, que os alunos compreendem melhor a uso correto da gramática, onde o professor salienta:

A escrita matemática vista nos textos dos desafios, se combinada com métodos colaborativos, permitem a origem a discussões muito enriquecedoras entre os alunos. (sic) 

Nesse contexto, em suas aulas o Profº César utiliza de vocabulários correspondentes aos conceitos matemáticos, somando-os a uma gramática que lida com regras que podem ser usados para a resolução dos desafios. Assim, os plurais, o pretérito, os termos comparativos de linguagem contidos nas atividades de desafio, fazem o aluno contextualizar exatamente o vocabulário.

Para o professor, “quando o professor prepara uma boa aula e os alunos são bem receptivos, as atividades diferenciadas prendem a atenção do aluno, que em seu caso, demonstra que a Língua Portuguesa faz parte de todas as disciplinas, os desafios lógicos exploram a essência da língua escrita e sua melhor compreensão no cotidiano do aluno”.

O objetivo das atividades versa sobre a relação da matemática a linguagem natural (estudo dos glossários), especialmente no que diz respeito aos processos de comunicação. Isto é, enquanto os erros cometidos na matemática ou na conjugação de verbos, os alunos têm possibilidades de retificação a longo prazo, porque que o uso frequente permite a revisão de contextos muito familiares para os sujeitos (gramática e em análise sintática), como o contexto numérico.

Assim complementa que “a matemática confronta os alunos com seus próprios conhecimentos, ao utilizar desafios nas aulas de Língua Portuguesa, tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio, implica corretamente um alto nível de revisão e que traz um grau maior de atenção e comprometimento do aluno, fornece uma valiosa oportunidade de verificar a compreensão do assunto”.

O Profº César finaliza refletindo sobre os principais valores associados à matemática, onde estes permitem a capacidade de ampliar e aguçar os mecanismos de aprendizagem, o senso de conhecimento e o pensamento profundo da Língua Portuguesa, frisando que esses valores não são exclusivos da matemática, também estão presentes em outras áreas do conhecimento como a física, ciências, geografia, entre outras disciplinas.